Sono

Dormir é algo que deveria ser algo natural, não é mesmo? Porém, para 30% da população não é. Alterações de sono podem envolver dificuldades respiratórias, ronco e até apnéia (parada de respiração).

Atualmente, a Fonoaudiologia do Sono é uma das áreas que compõem a saúde do sono, como a Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia.

Pessoas que dormem mal podem se sentir cansadas ao longo do dia, aprendem menos e ficam mais irritadas. Além disso, a falta de sono pode acarretar em alterações metabólicas. É fundamental diagnosticar o porquê de uma pessoa não estar dormindo bem. Este diagnóstico é feito em uma avaliação detalhada.

Aqui na Plenavox, fazemos isso com uma investigação fonoaudiológica e otorrinolaringológica. Alguns casos necessitam de cirurgia nasal para melhorar a respiração, com fonoterapia pós-operatória. Outros casos podem necessitar do uso do CPAP (aparelho utilizado no tratamento da apneia do sono) e, nestes casos, a fonoterapia auxilia na adaptação deste aparelho.

Em todos os casos, as orientações e exercícios fonoaudiológicos ajudam na diminuição e até eliminação do ronco e da apnéia, além de melhora na qualidade do sono.

O que a Plenavox oferece nesta área:

  • Avaliação completa da musculatura orofacial 
  • Orientação sobre saúde do sono
  • Tratamento da motricidade orofacial com enfoque em ronco e apnéia do sono