Linguagem: oral e escrita

Fala

A fala é adquirida por volta dos 12 meses e finaliza seu processo de aquisição aos 5 anos, quando se espera que todos os fonemas (sons da língua) tenham sido adquiridos. Antes mesmo de as crianças começarem a fala, elas se comunicam: apontam, sonorizam, choram e riem para interagirem com o meio. Todas estas formas de comunicação possuem marcadores de desenvolvimento que se baseiam na idade cronológica.

Para cada idade existem atitudes comunicativas esperadas. Após a finalização do processo de aquisição de fala, é importante que haja clareza e precisão articulatória de todos os fonemas. Caso isso não ocorra, alterações de fala podem perdurar por toda a vida, principalmente se não houver intervenção fonoaudiológica. As correções na fala podem acontecer em todas as idades, mediante a um bom diagnóstico e tratamento fonoaudiológico.

O que a Plenavox oferece na área de fala:

  • Avaliação completa de fala e linguagem
  • Diagnóstico com base nos marcadores de desenvolvimento mais atualizados
  • Tratamento para as alterações de fala e linguagem
  • Eletroterapia e laserterapia como potencializadores do tratamento em casos específicos
  • Uso de sites e aplicativos como estratégias virtuais do tratamento
  • Programa de Estimulação de fala e linguagem para crianças com atraso na aquisição de fala.

Leitura e escrita

Se comunicar é um processo contínuo de codificação e decodificação. Ler e escrever não é diferente. Os grafemas (letras) nos são apresentados desde muito pequenos, no bordado em nossas roupas, nos livrinhos infantis, no chaveiro do carro do papai e nos materiais da escola. No entanto, conseguir sedimentar esta forma de comunicação que envolve ler e escrever é um processo longo e complexo.

A partir do processo de alfabetização (por volta dos 5 ou 6 anos), algumas crianças podem apresentar dificuldades que precisam de diagnóstico, escolar em primeiro lugar e fonoaudiológico, na sequência. Outros profissionais podem compor esse conjunto de avaliações necessárias em casos de dificuldades escolares como pedagogos, psicólogos e neurologistas.

O enfoque fonoaudiológico é direcionado para a linguagem, suas etapas de desenvolvimentos, os marcadores de desenvolvimento da escrita, as habilidades necessárias de leitura e a compreensão de texto em cada fase da vida. Crianças, adolescentes e adultos podem apresentar alteração neste processo de ler e escrever e podem se beneficiar com estratégias fonoaudiológicas de intervenção.

O que a Plenavox oferece nesta área:

  • Avaliação completa da leitura e escrita
  • Fonoterapia especializada em distúrbios de leitura e escrita (dificuldades escolares)
  • Programa preventivos de estimulação de leitura e escrita (para crianças com risco de alteração nesta área)
  • Auxílio no diagnóstico diferencial de dislexia
  • Orientação familiar e escolar